Câmara de Patos realiza encerramento do Novembro Azul com o tema “Declare seu amor por você”, voltada à saúde do homem

Com o tema “Declare seu amor por você”, a Câmara Municipal de Patos realizou, na noite desta sexta-feira, dia 30, a audiência pública encerrando a programação do Novembro Azul que objetiva conscientização o homem a respeito do câncer de próstata.

A ocasião foi prestigiada pela médica oncologista, Nayarah Castro, por profissionais da UNACON, Hospital do Bem, pela diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, Liliane Sena, diretor clínico do Complexo, Dr. José Carletti Júnior , pelo gerente da 6ª Regional de Saúde, Leudo Farias, pelo fundador do coletivo “Homens com Mais Vida”, José Romildo de Sousa, o médico, pelo cirurgião oncológico, Antônio Segundo, representantes do grupo Amigas Viva a vida, vereadores e população.

A vereadora, Nadir Rodrigues (MDB), autora da propositura, afirmou que a audiência foi produtiva, tendo em vista a exposição de informações referentes ao câncer de próstata e a massificação para a realização dos exames que detectam a doença.

“A audiência foi muito produtiva, vocês puderam ver. Doutora Nayarah, nossa oncologista, de fato mostrou a importância desse diagnóstico precoce, mostrou a incidência do câncer que é um dos principais males que atingem os homens. Uma audiência extremamente prestigiada por pessoas que realmente são envolvidas no combate, no diagnóstico precoce do câncer”, disse.

Já a oncologista que foi a palestrante da noite, Nayarah Castro destacou que a realização do PSA, exame para detectar o câncer de próstata, juntamente com o exame do toque são essenciais para a descoberta da doença com antecedência, destacando-se que a realização de um desses exames não exclui a realização do outro.
“Nós sabemos, hoje, em dia, que podem existir pacientes com o PSA normal, mas, quando faz o toque, detecta-se a doença. A idade que a gente preconiza a realização dessa triagem, dessa avaliação é 40 anos nos homens que tenham uma história positiva na sua família e 45 anos para aqueles que não têm história positiva na família”, afirmou.

Nayarah Castro declarou que é importante que a classe masculina derrube o preconceito com relação ao exame toque uma vez que essa prática de detecção ou ausência da doença não tira masculinidade. “Muito pelo contrário, ele vai continuar sendo homem e vai continuar saudável para poder continuar cuidando da família”, destacou.

Fadiga, dores ósseas, anemia sem explicação necessária, dificuldade de iniciar a urina, dor pélvica são sintomas que estão relacionados ao câncer de próstata.

A audiência foi encerrada com a entrega do troféu ‘Diácono João Batista Ferreira’, por José Romildo de Sousa, aos médicos Dr. Segundo, Dra. Nayhara e a diretora do Complexo, Liliane Sena, ao gerente da 6ª Regional de Saúde, Leudo Farias, a autora da audiência, a vereadora Nadir Rodrigues e ao presidente da Câmara, Sales Júnior.

O troféu, segundo Romildo de Sousa, simboliza o reconhecimento do Coletivo “Homens com Mais Vida” ao trabalho do Hospital do Bem, recém-inaugurado em Patos.