Notícias

Câmara Municipal aprova requerimento que pede desvio de rede elétrica da Reserva Verdes Pastos

A Fazenda Verdes Pastos, transformada em Reserva Ecológica, localizada no município de São Mamede, Região Metropolitana de Patos, recebeu a informação, essa semana, de que uma linha de transmissão de alta tensão passará pela área objetivando levar energia elétrica da Usina Eólica em Santa Luzia (PB) para Milagres, no Ceará.

O Pastor John Medcraft, há 40 anos, proprietário da área, faz a reserva e a preserva. Ele afirmou que não concorda com a linha de transmissão dentro do local, uma vez que sua instalação derrubará 60 metros de área preservada para colocar torres de energia. O Pastor ainda esclareceu que em quatro anos plantou 4 mil mudas de plantas de árvores nativas e que toda a flora lá existente acabou atraindo a fauna.

Devido a esse clamor do Pastor e da sociedade para que o local não seja destruído, o presidente da Câmara Municipal de Patos, Sales Mendes Júnior (PRB), apresentou um requerimento na Casa Legislativa solicitando da empresa que faça um desvio da linha de transmissão.

"Então, observando a preocupação do Pastor John (Medcraft) e de algumas pessoas que têm uma admiração muito grande ou de outros que se utilizam da reserva através de estudo, foi que apresentamos o requerimento. Precisamos que alguma medida possa ser tomada pra que essa reserva, a única reserva da Região Metropolitana de Patos que existe, não possa ser prejudicada. A ideia é justamente essa. A proposta do Pastor John e de todos que fazem aquela reserva é fazer um desvio dessa extensão, dessa transmissão para que a Reserva Verdes Pastos não seja prejudicada", explicou o vereador Sales Júnior.

Foto Verdes pastos

O requerimento apresentado por Sales foi aprovado na última terça-feira, dia 27, na Câmara Municipal, por todos os vereadores e agora o documento será encaminhado à empresa responsável pela energia para que as medidas sejam tomadas.

O Fiscal da SUDEMA, Edson Oliveira, disse que o órgão ainda não foi notificado.

A Reserva Verdes Pastos é, atualmente, fonte de pesquisa para escolas e universidades e possui espécies da fauna e da flora que estão, inclusive, em extinção. A reserva tem sido local de realização de diversos estudos por parte de cientistas não só da Paraíba, mas de diversos países, bem como de ambientalistas que buscam informações sobre a fauna e flora da nossa região.

Ouça a entrevista com Sales Júnior, presidente da Casa:

« Voltar