Cultura: forrozeiros são homenageados com a comenda Pinto do Acordeom

A Câmara Municipal de Patos-PB aprovou nesta terça-feira (01), em 2ª e última votação, os Projetos de Lei Nº 061/2022 e 062/2022, que concedem a Comenda Pinto do Acordeom ao cantor, compositor, radialista e promotor de eventos Aécio Nóbrega de Lucena (Aécio Flávio) e ao sanfoneiro Manoel Augusto de Assis, conhecido por Manoel Valadares. A propositura foi apresentada pelo vereador Rafael Gomes Dantas, Rafael da Civil (PL). “Através dessa comenda, criada para homenagear os autênticos forrozeiros de nossa cidade, a gente faz esse reconhecimento a esses dois grandes expoentes da cultura local e regional, pela contribuição dada a cultura nordestina. ”, justificou Rafael da Civil. “Aécio está presente todas as manhãs através de seu programa de rádio, enaltecendo o autêntico forró e, Manoel Valadares, por ser considerado um propulsor do forró pé de serra no Sertão. ”, acrescentou o edil.

Aécio Flávio agradeceu aos vereadores pela aprovação unanime da comenda e, em especial, ao vereador Rafael da Civil pela iniciativa. “Uma alegria muito grande ser reverenciado com uma comenda do quilate do nome de Pinto do Acordeom. ”, relatou o Rei do Forró, como é conhecido o ex-vocalista do trio “Os três do Nordeste”.

Lei 5.477/2020

De autoria do vereador Raniere Ramalho (PL) a comenda Pinto do Acordeom foi aprovada, por unanimidade, em agosto de 2020 e sancionada em outubro do mesmo ano pelo então prefeito interino Ivanes Lacerda (in memoriam). Em seu Artigo 1º, o PL institui que a “Comenda Pinto do Acordeom será concedida às personalidades artísticas e culturais com relevantes serviços prestados ao município de Patos e Região”.

Outras leis

Em 2015 a Câmara Municipal também aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 040/2015, que reconhece o cantor e compositor Pinto do Acordeom como patrimônio histórico cultural imaterial da cidade de Patos. A propositura é de autoria da vereadora Cláudia Leitão Martins (PR).

CM