Por Ascom-Câmara Sexta-Feira, 4 de Novembro de 2022
Os vereadores de Patos-PB se reunirão nesta segunda-feira (7) para discutir e definir as prioridades que serão adotadas nas Emendas Impositivas destinadas para à saúde no Orçamento de 2023. “Obrigatoriamente, nós temos que destinar 50% dos recursos que nos compete indicar, para à saúde. Em 2021, foi consenso nesta casa a destinação dos recursos para a compra de um mamógrafo e um equipamento de videolaparoscopia e, felizmente, o município já adquiriu esses equipamentos que já estão sendo utilizados pela população. ”, lembrou a presidente da casa, Tide Eduardo (UB), acrescentado que esse ano os membros do Poder legislativo pretendem investir na aquisição de outros equipamentos. “Alguns vereadores defendem a compra de um tomógrafo, outros defendem a compra de um equipamento de ressonância magnética e, eu, particularmente defendo a destinação de pelo menos R$ 1.000.000,00 para à Secretaria de Ação Social adquirir equipamentos de órtese e próteses. ”, sugere a parlamentar, ressaltando as dificuldades que a população encontra de conseguir (via SUS) aparelhos auditivos, próteses dentárias, próteses de membros superiores e inferiores, cadeiras de rodas, óculos de grau, bengalas, muletas, colares cervicais, andadores, coletes, lentes de contato, aparelhos ortodônticos, palmilhas ortopédicas, joelheiras, munhequeiras, dentre outros. “Além, claro, das próteses internas: marca-passo, instrumentos para estabilizar a coluna e bombas de infusão portáteis, como por exemplo as de liberação de insulina. ”, acrescentou.
A sugestão de união de forças em torno da compra de um equipamento de ressonância magnética foi apresentada na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 02 de novembro, pelo vereador Willa da Farmácia (Pros). “Esta câmara deu um exemplo bonito quando se uniu em torno da ideia de comprar um mamógrafo e, graças a essa união, foi possível oferecer a todas as mulheres de Patos a oportunidade de sair da gigante fila do exame de mama. ”, lembrou o edil, sugerindo que esse ano o mesmo esforço fosse concentrado na compra de um equipamento de ressonância. “Já conversei com alguns colegas e lhes mostrei essa necessidade urgente da população, uma vez que muitos patoenses são levados para João Pessoa para se submeter a tal exame. A demanda é grande e a oferta é pequena. ”, afirmou o edil.
Durante um a parte, a vereadora Fatinha Bocão (Republicanos) elogiou a iniciativa do colega Willa e se prontificou em somar forças. “Pode contar comigo. De antemão, lhe digo que apoio essa ideia. ”, acostou a parlamentar, chamando a atenção, no entanto, para a necessidade de outros equipamentos, a exemplo de um tomógrafo, que precisam ser inseridos na pauta de discussão da reunião desta segunda-feira (07). “O tomógrafo da UPA, como todos sabemos, não pertence ao município. ”, observou a parlamentar.
Já o vereador Ramon de Chica Pantera (UB), reafirmou o compromisso de união de todos em torno de propostas que possam melhorar a qualidade do atendimento de saúde no município e se prontificou em somar. “Independentemente do que seja decido nessa reunião, com relação a escolha do equipamento de saúde que será comprado, antecipo minha posição dizendo que assinarei qualquer escolha que for tomada em consenso. ”, prometeu Pantera.
A reunião está marcada para acontecer no turno da manhã desta segunda-feira, dia 07 de novembro, na Sala das Comissões da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
CM
« Voltar