Notícias

Audiência Pública conclama sociedade à luta pela instalação da sede da Reitoria do IF Sertão, em Patos-PB

Diante da iminente aprovação da proposta do Ministério da Educação de reordenamento da Rede Federal, que prevê a criação de dez novos Institutos Federais, dentre estes o Instituto Federal do Sertão Paraibano, a partir de ato de desmembramento do IFPB, a Câmara Municipal de Patos-PB realiza nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, a partir das 09:00h, uma Audiência Pública com o objetivo de reunir forças políticas e de outros seguimentos da sociedade, no sentido de fortalecer o pleito de instalação da reitoria na capital do Sertão.

A iniciativa, do vereador Zé Gonçalves (PT), proposta através de requerimento aprovado por unanimidade, tem por objetivo antecipar o debate das propostas apresentadas nesse projeto que deverá ser levado à câmara federal para apreciação e votação, no próximo dia 15 de outubro, dia do professor. “Nossa preocupação é justamente com a instalação da reitoria do IF Sertão em outra cidade que não seja Patos. Isso traria enormes prejuízos para a nossa Região. ”, avalia Gonçalves. O vereador entende que a cidade, que se destaca por ser um grande Centro Universitário e que polariza importantes municípios, inclusive dos vizinhos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, congrega o maior número de habitantes. “Mas pra que isso aconteça de fato é importante que todos abracem essa luta, a exemplo dos deputados de nossa região, vereadores, prefeitos, instituições como OAB, sindicatos, associações comunitárias, igrejas e demais seguimentos da sociedade civil organizada. ”, asseverou.

O professor Ronaldo Lima, diretor do campus de Patos, afirmou durante entrevista em emissoras de rádio locais que também participará do debate. “Essa proposta começou a ser analisada em 2014 antes do impeachment da presidente Dilma Rousseff e, de pronto, a comunidade interna rechaçou. No governo Temer também. ”, revelou Lima, ressaltando, no entanto, a importância da discussão antecipada em torno de uma união de forças. “Pois se esse for o entendimento dos deputados, claro que nós queremos que a reitoria fique em Patos. ”, pontuou o diretor.   

A presidente da casa, vereadora Tide Eduardo (PSL), confirmou na Sessão Ordinária da última quinta-feira (07) as presenças de algumas lideranças políticas, a exemplo do deputado federal Hugo Mota (Republicanos), do deputado estadual Érico Djan (Cidadania), do prefeito Nabor Wanderley e demais representantes políticos de várias cidades que também defendem que a reitoria do IF Sertão fique em Patos, caso se concretize o desmembramento do IFPB. “A audiência será aberta ao público. No entanto, seremos rigorosos no cumprimento da portaria baixada por esta casa que estabelece ocupação máxima de 50% dos assentos. ”, explicou a presidente da mesa, lembrando, no entanto, que todos poderão acompanhar as discussões em tempo real. “Basta acessar o link que disponibilizaremos minutos antes dos trabalhos. ”, informou, acrescentado ainda que o participante poderá, inclusive, interagir durante a discussão.

« Voltar