Notícias

Câmara reúne forças políticas em Audiência Pública para debater decisão do MEC de desmembrar IFPB

A Câmara Municipal de Patos-PB vai realizar nos próximos dias, em data ainda a ser marcada, uma Audiência Pública para debater a proposta do Ministério da Educação de desmembramento da Rede Federal que prevê a criação do IF Sertão da Paraíba. A iniciativa, do vereador Zé Gonçalves (PT), foi proposta através de requerimento aprovado na Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 30 de setembro, por unanimidade. “E o objetivo maior dessa audiência é unir forças para a gente, no caso de desmembramento, exigir que a reitoria do IF Sertão, fique aqui na cidade de Patos. ”, justificou Gonçalves. Com o desmembramento, o IFPB manterá, na sua estrutura administrativa, dois terços dos atuais 21 campi, enquanto o IF Sertão da Paraíba ficará com um terço do IFPB. Na última segunda-feira, dia 06 de setembro, o Colégio de Dirigentes da instituição se reuniu para discutir o projeto apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) de reordenamento da Rede Federal de Ensino no país. Com isso, prevê-se o desmembramento do IFPB e criação do IF Sertão da Paraíba.

Durante argumentação na tribuna, Zé Gonçalves lembrou que o município de Patos já foi bastante prejudicado com o deslocamento de importantes investimentos federais, a exemplo do Curso de Medicina da UFCG, para outros municípios sertanejos. “Perdemos muitos investimentos oriundos do governo federal e estadual que simplesmente são transferidos para outros municípios por falta de uma mobilização política local. Por isso queremos realizar essa audiência antes do 15 de outubro, quando esse projeto será enviado ao Congresso Nacional. ”, relatou o edil.

Por conta da pandemia, a presidente da casa, Tide Eduardo (PSL), lembrou que evitará aglomerações, mas ressaltou que todos poderão acompanhar as discussões em tempo real. “Basta acessar o link que disponibilizaremos. ”, informou a presidente, acrescentado que o participante poderá, inclusive, interagir com a discussão.

« Voltar