Notícias

Vereadores se unem na luta pela construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos-PB

Os vereadores de Patos-PB aprovaram por unanimidade, na Sessão ordinária desta Quinta-feira (19), uma solicitação da vereadora Fátima Bocão para que a Mesa Diretora da casa envie ofício ao deputado federal Hugo Mota, ambos do Republicanos, solicitando do parlamentar paraibano, envidar esforços junto ao Ministério da Saúde para a construção do Hospital de Traumas do Sertão, na cidade de Patos.

O pleito foi apresentado oficialmente pelos membros do Poder Legislativo Municipal de Patos, no dia 17 de abril de 2021, durante passagem do ministro Dr. Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes pela cidade. Na ocasião os vereadores também cobraram um Centro de Imagem com Radioterapia para atender portadores de câncer de toda Região sertaneja. “Somente com a construção de um Hospital de Trauma no Sertão, nós desafogaremos o Hospital Regional. E o local ideal para sua construção é Patos. ”, defendeu Fátima Bocão, pedindo a união de todos os veradores.

O vereador Davi Maia (DC), que pediu para subscrever o pedido da colega, reportou os casos de pessoas com fratura que procuram o Hospital Jandhuy Carneiro e, muitas vezes, ficam vários dias aguardando por uma cirurgia. “Por conta da grande demanda, já que o hospital de Patos atende pacientes de todas as cidades do Sertão, a estrutura ficou pequena. ”, observou Maia.

Nadir Rodrigues (Republicanos), enfermeira e acadêmica de medicina, parabenizou a colega e revelou que em recente visita ao Jandhuy Carneiro, não fazia ideia da amplitude do atendimento ortopédico oferecido no Complexo. “Semana passada tive a oportunidade de vivenciar um pouco desse atendimento e, confesso, que fiquei extremamente surpresa em saber que lá funcionava, não apenas a urgência e emergência, como também um ambulatório de traumatologia e ortopedia para o retorno das cirurgias. ”, revelou Nadir, lembrando que o Hospital de Trauma do Sertão vai poder contar com profissionais altamente preparados.

Jamerson Ferreira (PL), parabenizou a colega pela importância da discussão e também pediu para subscrever o pedido. “Não é nenhuma surpresa pra mim que a senhora, filha do saudoso vereador Chico Bocão, tenha provocado mais uma importante discussão nesta casa. ”, reconheceu Ferreira. Durante um a parte, ele ainda lamentou que o então candidato a governador João Azevedo, durante campanha, tenha prometido a construção de um hospital de trauma para o Sertão e, depois de eleito, tenha dito que não está mais nos seus planos a construção dessa obra.

Por fim, o vereador Ítalo Gomes (Republicanos), elogiou a iniciativa da colega Fátima Bocão e se colocou à disposição para mais essa luta. “Nós não podemos aceitar passivamente que forças políticas de outras Regiões queiram levar ao Ministério da Saúde a discussão da possibilidade desse hospital ser construído em outra cidade que não Patos. ”, disse o parlamentar, acrescentando que a cidade é hoje o maior polo de saúde do Sertão, além de sua estratégica localização.

« Voltar