Informativos Notícias

Primeiro período legislativo de 2025 foi marcado por importantes audiências públicas, avalia Fatima Bocão

Por Comunicação Câmara   Segunda-Feira, 7 de Julho de 2025

Avaliando o primeiro período legislativo de 2025, que terminou no último dia 17 de junho, a vereadora Fátima Bocão (Republicanos) destacou algumas de suas matérias aprovadas na casa, a exemplo de inúmeros requerimentos e projetos, e destacou as audiências públicas realizadas ao longo desse período, que ela considera como as mais importantes de todos os tempos.

De autoria da parlamentar, a câmara aprovou uma Lei que institui o mês de agosto como “Mês da Primeira Infância” no calendário municipal de atividades; a Medalha Josefa Silva Mota, para homenagear as mulheres que se destaquem na luta pela igualdade de gênero; a Medalha Drª Geralda Medeiros, para homenagear mulheres com destaque na política, entre outras matérias importantes. Outras atividades importantes de iniciativa da parlamentar, está a realização da Sessão Especial em homenagem ao aos 20 anos de criação e instalação do curso de bacharelado em direito da Unifip e a audiência pública que debateu sobre o diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla, realizada no último dia 11 de junho.  “O objetivo foi discutir, informar e conscientizar a população e promover um debate amplo entre especialistas da área da saúde, representantes do poder público, pacientes e a sociedade civil”, lembrou Fátima Bocão que iniciou uma luta pela instalação de um Centro de Referência em Diagnóstico e Tratamento da doença aqui no Sertão. “Foi um momento muito importante, por que a gente aprendeu, principalmente, como buscar pra cidade de Patos melhor assistência, medicação, tratamento e as informações necessárias sobre o diagnóstico”, avaliou, que apresentou uma lei instituindo o Dia Municipal de Conscientização do Diagnóstico Precoce da Esclerose Múltipla no âmbito do município de Patos PB, e dá outras providências.

Participaram dos debates profissionais de saúde e autoridades públicas, a exemplo da medica neurologista e professora universitária, Bianca Medeiros, que proferiu palestra sobre o tema; o médico neurologista, Dr. Thiago Medeiros; o secretário de saúde do município, Leônidas Medeiros; o Gerente da 6ª GRS, Francisco de Sousa, Zeca, a advogada Bruna Rolim, que na ocasião representou a OAB/Patos; Manoel de Lima Neto, membro do CMS e coordenador da Pastoral da Saúde da Diocese de Patos; André Guedes, superintendente do PatosPrev; Francisco Guedes, diretor do Complexo Regional de Saúde Jandhuy Carneiro; João Nilton Lopes de Sousa, representando a UFCE, entre outros. autora.

Palestra

Durante sua fala, Drª Bianca Oliveira, que é responsável pela coordenação do Centro de Referência de Esclerose Multipla e Outras Doenças Desmielinizante do Estado da Paraíba, destacou os principais questionamentos relacionados a patologia. “Trata-se de uma doença que acomete principalmente pessoas jovens entre 20 e 40 anos de idade, de maior frequência do sexo feminino, que podem dar sintomas de embasamento visual de um único olho, com dor na movimentação ocular, desequilíbrio, visão dupla, incoordenação motora, dificuldade no controle da urina, dificuldade de engolir os alimentos, água e saliva”, explicou a médica especialista, acrescentando que a doença é predominante entre pessoas de cor branca.

Caravana da Esclerose Multipla

Durante os debates, o secretário de saúde do município, Leônidas Dias, se comprometeu em contribuir com a vinda da Caravana da Esclerose Multipla que estará em Patos entre os dias 11 e 16 de agosto. “Está confirmada a presença do CER na caravana”, garantiu o gestor de saúde.

Ao final dos debates a médica foi agraciada com um voto de aplauso concedido pela vereadora Fátima Bocão, pelos relevantes serviços prestados nas áreas da saúde e educação no estado da Paraíba.

« Voltar