Informativos Notícias

Bodas de brilhante: CMP homenageia rádio Espinharas e entrega comendas celebrativas

Por Comunicação Câmara   Domingo, 31 de Agosto de 2025

De autoria da vereadora Fátima Bocão (Republicanos), através do Requerimento Nº 1.335/2025, aprovado por unanimidade, a Câmara Municipal de Patos realizou na noite desta quarta-feira, dia 27 de agosto, uma Sessão Especial para homenagear os 75 anos de fundação da rádio Espinharas de Patos. “Ao longo de sua história, esta emissora se destaca pelo compromisso com a informação, a formação cidadã e cristã, a promoção cultural local e a evangelização, desde sua reabertura no ano em 1958 sob a direção da Diocese de Patos”, fundamentou a parlamentar em seu pedido.

Além dos vereadores, estiveram presentes durante as homenagens o Pe. Luiz Gonzaga, Vigário Geral da Diocese de Patos e Diretor Geral da emissora, representando o Bispo Diocesano Dom Eraldo; o Pe. Jair Tomasella, Diretor Comercial; a jornalista Alaís Cavalcante, Diretora Administrativa; funcionários, colaboradores, ouvintes da emissora e representantes de entidades públicas e da sociedade civil organizada.

Os trabalhos foram abertos com a exibição de um vídeo documentário intitulado “Sintonizando o Sertão”, produzido pela jornalista e diretora da emissora Alaís Cavalcante em coprodução com a DS Produções. A produção contou um pouco da história da rádio, narrada pelos próprios funcionários, ressaltando sobretudo a importância dos relevantes serviços prestados à sociedade sertaneja ao longo das décadas. Em seguida, os Irmãos Pereira, dupla de violeiros que há mais de 20 anos comandam o programa “Poesia e Viola”, fizeram uma apresentação em versos e prosas enaltecendo o aniversário da emissora.

Na tribuna, a vereadora Fátima Bocão, autora da propositura, iniciou seu pronunciamento saudando diretores, funcionários e padres do clero da Diocese, responsáveis pelos programas de evangelização. “É com muita alegria que celebramos os 75 anos desta importante emissora, fundada na época em que a comunicação radiofônica dava seus primeiros passos em nosso Sertão”, destacou. Em tom emocionado, lembrou um momento marcante de sua juventude: “Uma das minhas recordações mais especiais foi a crônica dos meus 15 anos apresentada pelo Padre Assis, no programa Crônica das 12”. Finalizando, desejou que os próximos 75 anos sejam de “contínua evolução e dedicação à comunidade”.

O historiador patoense Romildo Sousa apresentou um painel histórico sobre a evolução da comunicação em Patos, começando pela antiga difusora de Manoel Lino e chegando à instalação da Rádio Espinharas. “No dia primeiro de agosto de 1950, Pereira Lira, então candidato ao Senado, inaugurou três emissoras na Paraíba: em João Pessoa, em Campina Grande e em Patos. Foi o marco da radiodifusão sertaneja”, ressaltou o pesquisador.

Em seguida, a Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa entregou um Voto de Aplauso à emissora pelos 75 anos de fundação. De autoria da vereadora Tide Eduardo (Republicanos), o Requerimento Nº 1.330/2025, aprovado por unanimidade, foi entregue ao Pe. Jair Tomasella e à jornalista Alaís Cavalcante. “Agradeço à vereadora Fatinha pela propositura, à vereadora Tide pelo voto de aplauso e a todos que fazem parte dessa grande família Espinharas de Comunicação”, afirmou a diretora Alaís, cujas palavras foram reforçadas pelo Pe. Luiz Gonzaga, Pe. Jorge Pio e pela jornalista Wania Nóbrega.

Na sequência, o Legislativo patoense concedeu comendas celebrativas a personalidades que marcaram a trajetória da emissora. Foram agraciados o jornalista Luiz Gonzaga Lima de Morais, titular do programa Revista da Semana há 50 anos no ar; Ambergue Leitão, representando o jornalismo esportivo; Rose Nascimento, como destaque dos programas de entretenimento; os Irmãos Pereira, pelo papel cultural; e o historiador Romildo Sousa, pelo resgate da memória radiofônica da cidade.

Um momento de grande emoção foi a homenagem póstuma prestada ao jornalista e comentarista político e esportivo Virgílio Trindade. Reconhecido como um dos grandes comunicadores da Rádio Espinharas, Trindade se destacou pela apresentação do programa político Radar, além de atrações musicais como Astros em Desfile e transmissões esportivas. Sua viúva, Maria José Trindade Monteiro, e os filhos Ely Jorge Trindade e Roberta Trindade Martins Lira receberam a comenda em seu nome.

A solenidade foi marcada pela gratidão e pelo reconhecimento à relevância da Rádio Espinharas na vida social, cultural e religiosa do povo sertanejo. As falas convergiram para a ideia de que a emissora é mais que um veículo de comunicação “é patrimônio imaterial da cidade, um elo entre gerações e uma voz que ecoa os valores da região”, lembrou Ely Trindade, durante pronunciamento de agradecimento.

Encerrando a sessão, a presidente da Câmara, vereadora Tide Eduardo, destacou que a comemoração das “Bodas de Brilhante” da emissora simboliza não apenas o tempo de existência, mas a força e a vitalidade de uma rádio que soube se reinventar, mantendo firme sua missão de comunicar, formar e evangelizar. “Que possamos celebrar muitos outros jubileus, sempre valorizando a importância do rádio como instrumento de cidadania”, concluiu.

« Voltar