Informativos Notícias

Câmara de Patos-PB elege Mesa Diretora para o biênio 2023/2024

Por Ascom-Câmara   Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2021

A Câmara Municipal de Patos-PB realizou na manhã desta quinta-feira, dia 02 de dezembro, as eleições para escolha dos membros da Mesa Diretora da casa Juvenal Lúcio de Sousa, para o biênio 2023/2024. O Edital de Convocação para as eleições foi publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo do último dia 17 de novembro do ano em curso, conforme estabelece o parágrafo 3º do Art. 24 do Regimento Interno da Casa Legislativa, em conformidade com o Art. 26 da Lei Orgânica Municipal. Os registros de candidaturas e chapas tinham o prazo máximo de até 48 horas antes do início das eleições, conforme prevê o Art. 23, parágrafo 1º, incisos I e II do RI da casa.  

Apenas uma chapa, intitulada: “Unidos pelo Trabalho”, encabeçada pela atual presidente Tide Eduardo (PSL) foi registrada. Além da vereadora Valtide Paulino Santos, a chapa é composta pelo 1º Vice Presidente, Francisco de Sales Mendes Júnior, do Republicanos; 2º Vice Presidente, Josmá Oliveira da Nóbrega, do Patriotas; 1º Secretário, Emanoel Rodrigues de Araújo, do Solidariedade; 2º Secretário, Marcos Cesar Sousa Siqueira, do PSC e, 3º Secretário, Willami Alves de Lucena, do Pros.

Os trabalhos da Sessão de Eleição da Câmara foram presididos pelo vereador Ítalo Gomes (Republicanos), secretariado pelo vereador Jamerson Ferreira (PL). A votação aconteceu de forma aberta, em ordem alfabética e todos os 17 edis puderam justificar seus votos.

Ao final da votação, a chapa “Unidos pelo Trabalho” obteve 16 votos favoráveis e uma abstenção do vereador Zé Gonçalves (PT). “Tide tem cumprido fielmente o regimento interno e a lei orgânica do município e eu não estou votando contra. Apenas não compreendo essa antecipação da eleição”, justificou o parlamentar na tribuna, reconhecendo o bom desempenho da colega na condução dos trabalhos da casa.

Após a divulgação do resultado, a presidente reeleita para o biênio 2023/2024 foi à tribuna agradecer aos colegas pela recondução. “Como presidente, renovo o meu compromisso de servir a população patoense e agradeço aos que me confiaram esse crédito. ”, exprimiu a parlamentar, citando nominalmente cada vereador, inclusive, Zé Gonçalves que abdicou de votar. “Respeito e compreendo sua decisão de se abster. ”, relatou resignada. “Na condição de presidente reeleita, estou ciente das minhas responsabilidades e de meu compromisso de manter esta casa unida e no centro dos grandes debates que interessem a população. ”, assegurou. “A independência do Poder Legislativo se manterá forte, no entanto, harmonicamente próxima do Poder Legislativo como recomenda a Carta Magna da Nação e, que, constitucionalmente, expressa a representação popular. ”, acrescentou a vereadora reeleita, dirigindo-se, em seguida, aos servidores da casa e familiares presentes. “Os funcionários terão as condições necessárias para o exercício de suas funções, como sempre atentei. ”, lembrou. “Faço um registro especial de gratidão a todos os meus familiares. Em especial a você Marcos (esposo) grande articulador político e que contribuiu diretamente pra esse momento. Somos carne e alma em um só corpo. Todos sabem de sua dedicação em me ajudar na administração dessa casa e na minha vida pessoal. ”, regraciou emocionada. Por fim, agradeceu ainda aos filhos Danilo e Camila, a nora Gigliele e o genro Heitor, além das netas Ana Cecília e Maria Laura, presentes na Sessão.

Os membros eleitos para a Mesa Diretora da casa Juvenal Lúcio de Sousa para o biênio 2023/2024, tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2023.

« Voltar