Informativos Notícias

CMP promove Sessão Especial em alusão ao dia do profissional de Educação Física e homenageia, também, a AQJP

Por Comunicação Câmara   Domingo, 14 de Setembro de 2025

A Câmara Municipal de Patos realizou na noite desta sexta-feira, dia 12 de setembro, às 19h, uma Sessão Especial em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física. A solenidade foi protocolada pela vereadora Lúcia de Chica Motta (Republicanos), através do Requerimento Nº 1.416/2025, aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

Na justificativa do requerimento, a vereadora destacou a importância da celebração. “O objetivo é celebrar, valorizar e reconhecer a importância social, educacional e cultural desses profissionais no município de Patos”, fundamentou Lúcia. “O Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no dia 1º de setembro, é uma data de grande relevância para toda a sociedade, pois marca o reconhecimento de uma categoria que desempenha papel essencial na promoção da saúde, na educação, no esporte e na qualidade de vida da população, atuando em múltiplas frentes”, completou.

A abertura dos pronunciamentos ficou a cargo da própria vereadora propositora, que reforçou a presença dos profissionais da área em diversos espaços do município. “Em nossa cidade, esses profissionais estão nas escolas, nas academias, nos projetos sociais e até nos serviços de saúde, sempre promovendo melhor qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Lúcia, que é autora do Voto de Aplauso dirigido à categoria.

A honraria foi recebida pelo conselheiro do Conselho Regional de Educação Física, Marcos Antônio de Medeiros (Professor Kaká), e pelo coordenador Márcio de Medeiros. “Cada homenagem é um símbolo de nosso respeito, da nossa admiração e da certeza de que Patos tem muito a agradecer a cada um de vocês”, afirmou a parlamentar, ao entregar o reconhecimento.

Em seguida, o professor Márcio Carreiro, um dos mais experientes da categoria, emocionou-se ao falar em nome dos colegas. Ele relembrou as dificuldades da profissão e o reconhecimento obtido a partir da Lei Nº 9.696/1998, que regulamentou a atividade. “Ela assegurou a nossa presença na sociedade”, disse Carreiro, recordando ainda os desafios enfrentados durante a pandemia da covid-19.

“Todos sabemos o quanto sofremos naquele momento e, nós professores, fomos responsáveis pela produção de uma substância que aumenta a imunidade do indivíduo através da atividade física. Uma substância que não se encontra em farmácias ou laboratórios, mas que o corpo humano produz com o exercício”, destacou Carreiro, reforçando a importância da profissão.

Já o professor Marcos Antônio de Medeiros (Kaká) agradeceu as homenagens e fez questão de exaltar a trajetória do professor Carreiro, que atua há 43 anos na área. “A educação física é a única que promove defesas naturais contra doenças. Ela é capaz de fazer profilaxia, ou seja, não deixar que você adoeça ou, pelo menos, que adoeça menos”, pontuou.

Além do presidente do Conselho Regional de Educação Física, professor Kaká, também estiveram presentes no plenário o vice professor Emanoel Diniz; o professor João de Deus, representando o Núcleo de Desenvolvimento da Educação Infantil (NDI); o professor Jackson Moura, representando a Escola Vera Cruz; o professor Márcio Medeiros, que apresentou projetos inclusivos desenvolvidos na zona rural; a professora Jéssica Rodrigues, que falou sobre inclusão no esporte; e o professor Emanoel Diniz, que reforçou a valorização das “pratas da casa”.

Entre os vereadores, Rafael Policial (União) destacou a honra de poder reconhecer, como parlamentar, profissionais que foram seus professores. “Vocês contribuíram com a minha formação e, se hoje estou aqui como vereador, é porque vocês fizeram parte dessa história”, afirmou.

A vereadora Fátima Bocão (Republicanos) lembrou que foi autora da Lei Municipal que instituiu, em 2018, o Dia do Profissional de Educação Física em Patos. “Me orgulho de ter sido autora dessa lei, que é um marco de valorização para a categoria”, ressaltou.

O vereador Marco Cesar (PSB) também parabenizou a colega Lúcia de Chica Motta pela iniciativa. Ex-atleta, ele relembrou sua trajetória ligada ao esporte em Patos. “Fui atleta dos professores Carreiro e Kaká no futebol e no futsal, base do Nacional Sub-20 e do Esporte. Hoje retorno à presidência do Terror do Sertão, depois de mais de cinco anos, e sei da importância do trabalho desses profissionais”, afirmou.

Já o vereador Jonatas Kaiky reconheceu o papel fundamental da categoria. “Sabemos que o trabalho que vocês desenvolvem é feito com maestria e qualidade, trazendo impactos diretos na saúde e no bem-estar da população, resultando em mais qualidade de vida”, frisou.

A presidente da Câmara, vereadora Tide Eduardo (Republicanos), também se pronunciou e lembrou uma importante conquista da categoria junto ao Legislativo em 2018. “Naquele ano, vocês nos procuraram preocupados, porque professores polivalentes estavam sendo responsáveis pela educação física. Os professores Carreiro e Nego apresentaram uma minuta que se transformou em lei aprovada por unanimidade por esta Casa”, recordou Tide.

Homenagem à AQJP

Ao final da sessão, além dos profissionais de Educação Física, a Câmara também prestou homenagem à Associação de Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP), através de Voto de Aplauso proposto pela vereadora Lúcia de Chica Motta. A honraria foi entregue à presidente da entidade, Lana Escarião.

“Em nome de Lúcia e de nossa presidente Tide, cumprimento e agradeço a todos os vereadores e vereadoras pela homenagem. Compartilho esse reconhecimento com as mulheres guerreiras que estão na plateia: nossa vice-presidente Gertrudes, a advogada Fabiana, Sheila Maçarraro e tantas outras que mantêm viva a tradição junina de Patos”, disse Lana, que também fez questão de parabenizar os profissionais de Educação Física homenageados na mesma sessão.

« Voltar