Informativos Notícias

Educação inclusiva, com foco no profissional de apoio escolar, é tema de Audiência Pública

Por Ascom-Câmara   Quinta-Feira, 18 de Maio de 2023

A importância do profissional de apoio escolar para a educação inclusiva foi tema de debate na Câmara Municipal de Patos-PB na noite desta segunda-feira (16) durante mais uma Audiência Pública. De autoria da vereadora Tide Eduardo (UB), cujo requerimento 576/2023 foi aprovado por unanimidade, “o debate se fez necessário em razão da importância das Unidades Escolares trabalharem com as necessidades geradas pelas diversidades do alunado nas primeiras fases escolares é de total relevância a participação do profissional de apoio no âmbito das escolas no município”, justificou a vereadora autora.

O evento contou com a presença da secretária de educação, Adriana Carneiro; a Coordenadora do Setor de Educação Inclusiva, Rivânia Medeiros; o secretário de saúde, Leônidas Dias; o Procurador do município, Alexsandro Lacerda; o secretário de Administração, Francivaldo dias; representantes de Conselhos, professores, cuidadores e representantes de ouros seguimentos da sociedade. “Nós tivemos a oportunidade de ouvir relatos desses profissionais da educação e, principalmente, de pais e mães de crianças que necessitam de acompanhamento individual nas creches e escolas. Tivemos também a oportunidade de ouvir e entender como funciona o trabalho dos cuidadores, através de seus relatos e, no geral, a audiência foi bastante produtiva. ”, asseverou a presidente da casa.

Na Tribuna, a secretária Adriana Carneiro destacou a importância do trabalho do profissional de apoio escolas para a Educação Inclusiva, os treinamentos e capacitações oferecidos pela pasta e o modelo de contratação desses profissionais. “Agradeço aos vereadores pela oportunidade que tivemos de aprofundar essa discussão com toda a sociedade, que passa a conhecer melhor essa atividade tão importante para a inclusão escolar, dentro do processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças com deficiência. ”, relatou durante entrevista concedida a imprensa local.

Também se pronunciaram na tribuna os vereadores: Jamerson Ferreira, Podemos; Zé Gonçalves, PT; Ramon Pantera, União; Fátima Bocão, Sales Jr. e Ítalo Gomes, ambos do Republicanos; Nega Fofa e Décio Motos, ambos do Solidariedade.

Jamerson Ferreira, que é pai de um adolescente autista, deixou clara sua defesa das atividades desenvolvidas pelos profissionais de apoio escolar. “Trago meu testemunho, pra dizer que procurei algumas vezes a secretária Adriana para tratar dessa temática, demandada por pais e mães de autistas. ”, revelou. Já o vereador Zé Gonçalves defendeu que as políticas públicas cheguem pra quem está na base e cobrou condições dignas de trabalho e salários para os trabalhadores e trabalhadoras da educação. “99,9% são mulheres e ganham apenas um salário mínimo. ”, apontou o edil, cobrando, também, pagamento referente ao trabalho insalubre dos cuidadores. Ramon Pantera parabenizou os cuidadores pelo empenho em suas atividades, tanto nas creches quanto nas unidades de ensino. “São homens e mulheres que deixam em casa seus filhos pra cuidar dessas crianças com deficiência, com toda a dedicação e amor que dão aos seus filhos. ”, observou Pantera. Fátima Bocão, que é professora aposentada, criticou, sem citar nomes, colegas que acionaram o MP para investigar contratos de servidores lotadas na pasta da educação, o que, segundo ela, acabou prejudicando os cuidadores. “Como alguém tem coragem de denunciar esses servidores que estão dando o seu melhor para essas crianças? ”, indagou lamentando a parlamentar. Cumprimentando especialmente os cuidadores, o vereador Sales Jr. disse que lhe chamou a atenção o depoimento emocionado das mães de crianças com deficiência que necessitam do acompanhamento dos cuidadores.  “Sabemos do compromisso, da responsabilidade que cada um tem. Não é apenas trabalho, mas, também, sentimento que envolve cuidadores e crianças nesse projeto de inclusão. ”, afirmou o líder do prefeito. Ítalo Gomes, disse que acompanha de perto os trabalhos dos cuidadores e elogiou o trabalho da secretária Adriana Carneiro. “A secretaria tem feito um trabalho diferenciado com essas crianças e é hoje um exemplo em atenção e assistência a essas crianças que necessitam de apoio e cuidados especiais. ”, testemunhou o vereador. Nega Fofa também elogiou o trabalho da secretária Adriana Carneiro e parabenizou o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) pela escolha. “E convido aqui que os vereadores visitem as escolas e creches e constatem a qualidade dos serviços. ”, sugeriu a parlamentar. Já o vereador Décio Motos considerou a política educacional de Patos como uma das melhores da Região, especialmente pela presença dos cuidadores do programa de inclusão escolar. “Tenho acompanhado o trabalho da secretária Adriana Carneiro e a considero competente, inclusive pela escola da coordenadora de Educação Inclusiva, Rivânia Medeiros, que vem fazendo um excelente trabalho. ”, atesta o parlamentar.

CM

« Voltar