Por Ascom-Câmara Quarta-Feira, 4 de Agosto de 2021
De autoria do vereador José Ítalo Gomes Cândido (Republicanos), a Câmara Municipal de Patos-PB aprovou por unanimidade, em 1ª e 2ª votação, os PLs de N° 5.598/21 e 5.599/21 que concedem Títulos Honoríficos de Cidadãos Patoenses aos poetas repentistas, irmãos Pereira. A dupla, formada pelos irmãos José Genaldo Pereira Leite e Vicente de Paulo Pereira Leite é natural da cidade de Maurití-CE. No ano de 2004 fixaram residência em Patos, após assumiram a titularidade do programa radiofônico POESIA E VIOLAS, levado ao ar todo final de tarde pela Rádio Espinharas e, antes, apresentando pelos Nonatos, outra dupla famosa de poetas repentistas e de renome nacional. Ambos projetos foram sancionados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) nesta terça-feira, dia 27 de julho de 2021.
Durante pronunciamento, o vereador Ítalo Gomes justificou a apresentação das honrarias à importância da contribuição cultural dada pela dupla ao município sertanejo. “Ao longo dos últimos 17 anos em que estão radicados na cidade de Patos, ajudaram a manter viva, essa, que é, uma das maiores expressões culturais do povo sertanejo. ”, justificou Gomes. “Sou grato pelo apoio unanime de meus pares que reconheceram a importância dessa honraria. ”, exprimiu o parlamentar.
De acordo com a presidente da Mesa Diretora, "Tão logo os protocolos de saúde permitam, nós realizaremos uma solenidade para entrega desses e de outros títulos aprovados nesta casa.", informou Tide Eduardo (PSL).
Histórico breve
Os Poetas José Genaldo Pereira Leite e Vicente de Paulo Pereira Leite (Irmãos Pereira) considerados cantadores repentistas desde o ano de 1995, nasceram na cidade de Mauriti, no Sertão do estado do Ceará. Seus pais, Manoel Ramos Leite e Maria Silene Pereira Leite, tiveram outros 09 filhos. A dupla, que já se apresentou em vários importantes festivais nacionais, gravou 02 CDs com repertório que inclui sextilhas, moirões, decassílabos, canções, desafios e outros estilos versados. A dupla assumiu o conceituado Programa Poesia e Violas da Rádio Espinharas de Patos, antes comandado pelos Nonatos, com a grande responsabilidade de substituir uma das maiores duplas vencedores dos maiores festivais nacional, mas não encontrou dificuldades de manter a audiência no horário.