Por Ascom-Câmara Segunda-Feira, 19 de Dezembro de 2022
A Câmara Municipal de Patos encerrou suas atividades na manhã desta sexta-feira (15) após a realização da 1ª Sessão Extraordinária do 4º Período da 18ª Legislatura. Durante os trabalhos, os vereadores aprovaram em 2ª e última votação a LOA – Lei Orçamentária Anual referente ao exercício 2023, além de outras matérias de interesse do Executivo e do Legislativo. Na quinta-feira, durante Sessão Ordinária, os vereadores já haviam aprovado a matéria em 1ª votação juntamente com as Emendas Impositivas. “Com a conclusão da pauta de atividades de 2022, esta casa entra em recesso. ”, informou a vereadora Tide Eduardo, presidente da Mesa Diretora da casa Juvenal Lúcio de Sousa.
Ao final dos trabalhos, alguns vereadores aproveitaram para deixar sua mensagem de final de ano aos pares e a sociedade que acompanhou a transmissão da sessão pelas Redes Sociais da casa. O vereador Nandinho (Avante) aproveitou para relembrar os momentos difíceis que enfrentou ao longo do ano, quando precisou fazer 5 cirurgias médicas no Complexo Hospitalar Jandhuy Carneiro, ficando afastado por mais de 120 dias das atividades parlamentares. “Superei esses momentos difíceis com a ajuda de Deus e, por tanto, agradeço a ele pela vitória. ”, relatou o parlamentar, estendendo seu agradecimento a esposa, filhos e aos colegas que torceram pela sua pronta recuperação.
O vereador Décio Motos (Solidariedade) agradeceu aos colegas pela união em torno de matérias importantes para a população patoense. “Apesar das dificuldades que enfrentam o vereador, me sinto feliz em ter contribuído de alguma forma com aqueles que recorreram a mim.”, comentou o edil durante pronunciamento na tribuna. Também agradeceu aos secretários da administração, em especial a STtrans, que atenderam as solicitações da população, levadas à tribuna por ele. “Espero que as reinvindicações que não foram atendidas esse ano, possam ser concluídas no ano que vem.”, apelou o parlamentar.
Já o vereador Rafael da Civil (PL), que retorna a 1ª suplência, após ocupar o cargo por 121 dias, agradeceu ao titular do mandato Jamerson Ferreira (PSC) que retorna à casa no próximo dia 1º de janeiro. “Agradeço a Jamerson pela palavra cumprida e, reafirmo a população, que continuarei com meu trabalho como cidadão. ”, prometeu o edil, ao tempo em que cobrou dos patoenses maior interesse pelos trabalhos legislativos. “Infelizmente, nesses quatro meses que aqui estive, apenas duas ou três vezes testemunhei um grande público nessa casa, para acompanhar a entrega de comendas e títulos. ”, lamentou o parlamentar, ressaltando a importância do cidadão e da cidadã participar da discussão de pautas importantes, como LOA. “Finalizo me despedindo de todos desejando que todos continuem firmes em seus trabalhos e reafirmar meu total e irrestrito apoio aos que fazem esta casa. Como servidor público, sempre que eu puder contribuir, podem me procurar. ”, ratificou o parlamentar.
Durante um a parte, a vereadora Nadir Rodrigues (Republicano) elogiou o trabalho desenvolvido pelo colega Rafael da Civil. “Parabenizo vossa excelência pela brilhante contribuição que deu a esta casa, sobretudo, junto a Comissão de Mulheres e, como presidente desta comissão, lhe convido para continuar contribuindo na condição de servidor público que és.”, convidou Nadir, ressaltando, ainda, a postura do vereador Jamerson pelo cumprimento da palavra. “Não tenho dúvidas que Rafael ocupará uma dessas cadeiras na próxima legislatura. ”, afirmou.
Da mesma forma, a vereadora Fátima Bocão (Republicanos) elogiou a postura do colega Rafael da Civil, acrescentando que seu trabalho foi destaque durante os quatro meses em que ocupou a vaga. “A gente só dá o que tem. E o senhor contribuiu muito com esta casa. ”, ressaltou a parlamentar.
O vereador Ítalo Gomes (Republicanos) disse que aprendeu com o colega Rafael. “Como o vereador mais jovem dessa casa, tive a oportunidade de aprender muito com vossa excelência. ”, revelou Ítalo, parabenizando, também, o colega Jamerson Ferreira, pela oportunidade dada a Rafael de mostrar trabalho. “Nosso agradecimento pela sua valorosa contribuição a esta casa. ”, finalizou Gomes.
Após a conclusão dos trabalhos, a presidente da casa se dirigiu aos colegas para convocar os membros do Poder Legislativo para a Sessão de Posse da nova Mesa Diretora, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023, às 10h. Tide Eduardo aproveitou, também, para informar a produção da câmara durante o ano de 2022. “Foram aprovados 1.009 requerimentos, 103 PLs de autoria do Legislativo, 40 PLs do Executivo e 76 Emendas Impositivas. Também realizamos 10 Audiências Públicas e 06 Sessões Solenes, afora as tradicionais Sessões Ordinárias, Extraordinárias e as incontáveis reuniões das comissões. ”, pontuou a parlamentar.
CM
« Voltar