Por Comunicação Câmara Domingo, 3 de Agosto de 2025
De iniciativa da presidente do Poder Legislativo de Patos, Tide Eduardo (Republicanos), a câmara municipal realizou na noite desta quarta-feira, dia 30 de julho de 2025, uma Sessão Especial em homenagem aos 40 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho no estado da Paraíba - TRT-PB, 13ª Região, criado no dia 11 de outubro de 1985, graças a uma luta incansável de juízes e advogados que atuavam na Paraíba e no Rio Grande do Norte. O requerimento Nº 948/2025, solicitando a sessão especial apresentado pela vereadora Tide foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da terça-feira, 29.
Além de Tide Eduardo, presidente da mesa diretora da casa Juvenal Lúcio de Sousa, participaram da homenagem as vereadoras Fátima Bocão (Republicanos), Brenna Nóbrega (PSB), Nega Fofa (PSB) e os vereadores Ítalo Gomes (Republicanos), Junior Contigo (União), Jonatas Kaiky (Republicanos), Galeguinho da Van (Republicanos) e Décio Motos (Republicanos).
Autoridades
Também compuseram a mesa de trabalhos a desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, 13ª Região; a desembargadora Rita de Brito Rolim, vice-presidente e corregedora do TRT-PB 13ª Região; o desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, ex-presidente do TRT-PB; o desembargador e Diretor da Escola Judicial do TRT-PB, Leonardo Trajano; Rogério Sitonio Wanderley, procurador chefe do Ministério Público do Trabalho; a diretora do Fórum Miguel Sátyro de Patos, juíza Drª Jocileide Ferreira de Lira e o procurador do município, Dr. Alexsandro Lacerda.
Ainda presentes nessa homenagem, o procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley; a juíza titular da Vara do Trabalho de Patos, Rosivania Gomes; o juiz substituto da Vara do Trabalho de Patos, Luiz Jackson de Miranda; o diretor-geral do TRT-PB, Alexandre Gondim; servidores (as) da unidade judiciária; a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley; Dr. José Adelmo da Silva Junior, representando a OAB/Patos; o advogado Fred Igor, diretor de interiorização da OAB/Patos e demais representantes da Sociedade Civil Organizada.
Honrarias
O primeiro homenageado da noite foi o juiz trabalhista Dr. Luiz Jackson Miranda Junior que foi agraciado com um voto de aplauso concedido pela vereadora Tide Eduardo “pela importância e fundamental colaboração dispensada à sociedade patoense “, fundamentou a parlamentar. Na tribuna, Dr. Jackson Miranda agradeceu pela honraria e se emocionou ao informar aos presentes que está deixando a cidade de Patos. “...porque se hoje é um dia de homenagem ao egrégio TRT 13, para mim é também de despedida como juiz do trabalho substituto da gloriosa Vara de Patos”, revelou o magistrado com de voz embargada, informando que foi transferido para a cidade de Campina Grande.
Na sequência, a servidora Maria Vieira Araújo, que na ocasião representou todos os servidores da Vara do Trabalho de Patos, recebeu um voto de aplauso concedido pela presidente Tide Eduardo e entregue por todos os edis. “Todos os servidores, desembargadores e juízes que fazem o Tribunal merecem ser homenageados pelas suas contribuições e em agradecimento de toda a população que procura e encontra a justiça ao lado do trabalhador”, justificou Tide, que em seguida entregou outro voto de aplauso, também de sua autoria, a presidente e vice do TRT-PB 13ª, desembargadoras Herminegilda Leite Machado e Rita de Brito Rolim, respectivamente, em nome de todos os servidores. Por fim, o momento inesperado pela desembargadora Herminegilda Leite Machado, que foi a entrega do título de cidadã patoense, “pelos relevantes serviços prestados por ela à comunidade patoense e sertaneja”, justificou Tide, parlamentar autora da propositura.
Pronunciamento
“Muitas emoções”. Foi assim que a desembargadora iniciou sua fala de agradecimento. “Cheguei aqui lavrense e vou sair patoense”, ressaltou Drª Herminegilda Leite, surpresa com a iniciativa da câmara. Visivelmente emocionada, agradeceu pela homenagem pelo 40 anos da instituição na Paraíba e pela cidadania patoense concedida pelo Poder Legislativo. “Reconhecemos o significado da honraria para a instituição que represento e a importância para todos que dela fazem parte. Quando recebemos um reconhecimento público como o desta Casa, nos sentimos honrados e gratos”, acrescentou.
A desembargadora-presidente destacou, também, que o Tribunal alcança a maturidade das quatro décadas de existência, mas segue enfrentando desafios. “Sabemos da nossa responsabilidade social inserida em um contexto de sociedade que deixou de ser agrária para ser urbana. Agora, somos testemunhas históricas de mais uma mudança no mundo do trabalho em que se dá diante das plataformas e meios digitais”, enfatizou.
Também aproveitaram para registrar suas homenagens, o procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley; o advogado José Adelmo da Silva Junior, que na ocasião representou o presidente da OAB/Patos, Cleodon Bezerra Leite Filho; a juíza titular da Vara do Trabalho de Patos, Drª Rosivania Gomes; a vereadora e advogada Brenna Nóbrega; Fátima Bocão; o vereador e advogado Ítalo Gomes e o vereador e estudante de bacharelado em direito, Jonatas Kaiky.
A sessão especial em homenagem aos 40 anos de instalação do TRT-PB, 13ª Região, pode ser vista na íntegra nos canais da Câmara Municipal de Patos, tanto no YouTube como no Facebook.
« Voltar