Por Ascom-Câmara Domingo, 3 de Abril de 2022
A CâmaraMunicipal de Patos-PB realizou na noite desta sexta-feira (01) uma Audiência Pública, como parte programação do Mês de Conscientização do Autismo denominado de Abril Azul, que se estenderá ao longo do mês com várias atividades celebrativas. De autoria do vereador Ítalo Gomes (Republicanos), cuja solicitação foi apresentada através do requerimento Nº 262/2022, aprovado por unanimidade, o evento marcou a abertura da campanha que tem o objetivo de conscientizar sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista - que acontece por todo o mundo. “Nosso objetivo foi promover a discussão sobre importância da conscientização sobre o transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta pessoas de todas as idades. ”, justificou o vereador autor. Durante seu pronunciamento de abertura, o edil agradeceu a presença dos representantes dos mais variados seguimentos da sociedade e ressaltou a importância do debate. “Um tema relevante e que precisa ser discutido nesta casa enquanto Poder Legislativo, casa do povo, pois envolve muitas análises e, como vereadores que somos, estamos cumprindo com uma lei aprovada neste Poder, de autoria da ex-vereadora Lucinha Peixoto, que prevê a realização anual dessa audiência pra falarmos sobre essa síndrome. ”, explicou o parlamentar, acrescentando que o debate contribui para dirimir dúvidas e promover a inclusão social das pessoas acometidas pelo TEA.
Participaram das discussões: o presidente da ASPAA - Associação de Pais e Amigos de Autistas de Patos e Região, Wescley Sousa; Jossely Oliveira, representando as mães de autistas; a secretária adjunta de Ação Social do município, Lúcia de Fátima de França Medeiros (Lucinha Peixoto); o secretário de Desenvolvimento Social, Samir Xavier; o secretário de saúde, Leônidas Dias; Emineide Santana, representando o CAPs Infantil; OAB-Patos, representado pelo advogado Jairo Gomes; Rivania Medeiros, representando a secretaria municipal de educação; diretores de escolas públicas e privadas, universidades locais e demais representantes de outros seguimentos da sociedade.
Na tribuna, os participantes foram unanimes em defender ações necessárias de conscientização social para a disseminação de informações sobre o autismo, porque ainda existe muita discriminação e estigma sobre essas pessoas. Em Patos, assim como no Brasil, não existem dados oficiais sobre pessoas com autismo, o que dificulta ações públicas para essas pessoas e seus familiares. “As pessoas com autismo devem ter as suas garantias defendidas, como o acesso prioritário ao serviço de saúde, de educação, atendimento multiprofissional, a uma moradia ou residência protegida, direito a acompanhante especializado nas classes comuns do ensino regular. Mas para tudo se tornar realidade, precisamos de informação e formação”, ressaltou durante seu pronunciamento, o presidente da ASPAA, Wescley Sousa.
Ao final do evento, o vereador Josmá Oliveira (Patriotas) que presidiu os trabalhos, se dirigiu aos presentes para informar que a audiência foi gravada e registrada em ata e que, posteriormente, os encaminhamentos dos principais pontos discutidos na sessão, serão enviados às autoridades competentes para as devidas providências. “Trata-se de um tema muito amplo e a sociedade precisar debater sempre essas questões aqui hoje apresentadas. ”, defendeu o edil, sugerindo a criação de uma comissão para apresentar propostas. “Finalizo parabenizando meu colega Ítalo Gomes pela iniciativa e dizer-lhe: saiba que você terá o apoio irrestrito de todos nós que estamos sempre unidos em torno das causas de interesse da sociedade. ”, finalizou, agradecendo a presença de todos.
PARA SABER – A síndrome foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde somente em 1993. O dia 02 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorada no mundo todo desde 2008 com o objetivo de dar visibilidade à causa do autismo.
« Voltar