Por Ascom-Câmara Quinta-Feira, 12 de Agosto de 2021
Os vereadores de Patos-PB cobraram do Chefe do Poder Executivo, prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) durante Sessão Ordinária desta terça-feira (10), uma solução definitiva para os problemas gerados pelos animais em situação de rua. “Eu protocolei junto ao Ministério Público mais uma denúncia contra a prefeitura, desta vez, pela falta de atenção para esse problema dos animais de rua. ”, informou Josmá Oliveira (Patriotas). “São vários relatos de ataques de cães que ameaçam, principalmente, crianças e idosos. ”, informou o edil, citando como exemplo o caso de uma senhora que estava em uma motocicleta e, após bater em desse cães que prosseguem motociclistas, caiu e se machucou. “Ela teve fratura exposta em uma das pernas por conta da queda. ”, relatou.
De acordo com o vereador Sgt. Patrian (Rede), além dos ataques, existe a preocupação com os inúmeros casos de doenças que podem contaminar humanos. “Tenho recebido muitos relatos de animais doentes e o ideal seria a prefeitura ter um veículo apropriado, com uma equipe treinada para recolher esses animais. ”, sugeriu o parlamentar, que há vários anos atua, como voluntário, no socorro de animais abandonados.
Já o vereador Zé Gonçalves (PT) cobrou do executivo que apresente um plano de ação para o enfrentamento dessa situação que se agrava a cada dia. “Pelo amor de nossa Senhora, me digam: qual a política da gestão para esse problema? ”, indagou o vereador, sugerindo o aumento das cirurgias de castrações. Durante um a parte, ao pronunciamento do Sgt. Patrian, Gonçalves disse que a administração tenta transferir o problema para a ONG Adota Patos. “Isso é responsabilidade da secretaria de saúde do município. ”, lembrou o parlamentar, acrescentando ainda que o problema também afeta o distrito de Santa Gertrudes.
Durante outro a parte, o vereador Jamerson Ferreira (PL) parabenizou o colega Patrian pela dedicação a causa animal e lamentou o desinteresse do Executivo em encarar o problema de frente. “Patos tem recursos suficientes para manter uma política voltada para essa questão. ”, afirmou o parlamentar, lembrando que apenas a subvenção no valor de R$ 3.000,00 reais mensais repassados pela prefeitura para a ONG AdotaPatos, não são suficientes pra resolver essa questão. “Dinheiro tem. O problema é que cachorro não rende dividendos políticos. ”, pontuou Ferreira.
O líder do prefeito na casa, vereador Sales Jr. lembrou que a parceria firmada com a ONG AdotaPatos para realização de castrações, já pode ser considerada como um avanço. “A prefeitura tem feito muito. ”, garantiu. “Somente no mês de julho foram castrados 215 animais. ”, destacou o líder do prefeito, apresentando o balanço parcial das cirurgias realizadas durante o mês de julho. “O prefeito Nabor tem dados as condições necessárias para a manutenção do canil, com a compra da ração; disponibilização de servidores para a manutenção do local, em parceria com os voluntários, além, claro, das equipes de castração. Mas é claro que precisamos avançar mais. “, admitiu o líder do prefeito.