Por Ascom-Câmara Domingo, 18 de Julho de 2021
A Câmara Municipal de Patos-PB promoveu na manhã desta sexta-feira (16) uma reunião virtual com a secretária do Meio Ambiente do município, Manoella Rodrigues. Participaram do encontro, que aconteceu por volta das 09:30h de forma remota pelo google meet, Tide Eduardo (PSL), Josmá Oliveira (Patriotas), David Maia (DC), Sargento Patrian (Rede), Fátima Bocão (Republicanos), Zé Goncalves (PT), Nega Fofa (Solidariedade) Ítalo Gomes (Republicanos), Ramon de Chica Pantera (PSL) e Décio Motos (Solidariedade). “Aproveitamos para tratar de vários assuntos. Dentre eles, a invasão de áreas verdes, Eco Pontos, coleta seletiva, viveiros de plantas, matas ciliares, lixos em terrenos baldios e nas laterais dos cemitérios. ”, informou a presidente da casa.
O vereador Josmá Oliveira aproveitou para cobrar informações sobre o despejo de esgoto doméstico no Rio Espinharas, pedir maior rigor na fiscalização do lixo que algumas pessoas jogam nas ruas e a afixação de cartazes em postes da rede elétrica e em árvores. “A população precisa contribuir fazendo a sua parte não jogando lixo em terrenos, pois isso é crime. Da mesma forma, a afixação de cartazes nos postes e nas árvores. ”, relatou o patriota, destacando o empenho da secretária Manoella. “Sempre muito atenciosa. ”, ressaltou.
Com relação a afixação de cartazes em postes ou árvores, a secretária disse que isso se configura em infração ambiental. “Levando em consideração o Decreto Federal 6.514/2008, a multa vai de R$ 1.000,00 a R$ 50.000,00.”, relatou Manoella, lembrando ainda que o Código Municipal do Meio Ambiente também estabelece punições contra esse tipo de infração. “Inclusive abrimos um processo de fiscalização para apurar recente afixação de cartazes e cada será apurado fase a fase. ”, relatou a secretária, aproveitando ainda pra destacar a importância da reunião com os parlamentares, oportunidade em que ouviu os questionamentos e sugestões feitos pelos membros do Poder Legislativo.