Por Ascom-Câmara Domingo, 3 de Setembro de 2023
A Câmara Municipal de Patos-PB foi palco do encerramento da Campanha Agosto Lilás desenvolvida pela Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher no âmbito municipal, com o lançamento da Cartilha da Mulher, na noite desta quarta-feira, dia 30 de agosto, durante Sessão Especial. O requerimento Nº 1.147/2023 de autoria da presidente da casa, Tide Eduardo (UB), foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da última terça-feira, dia 29 de agosto. “Muito importante e gratificante poder integrar o Poder legislativo nessa importante campanha de combate a violência contra a mulher. E essa Cartilha, com as leis aprovadas nesta casa em favor da mulher patoense, além das leis estaduais e federais, nos dá a certeza de que estamos fazendo a nossa parte.”, relatou a presidente Tide Eduardo, apontado para o inquestionável trabalho do Poder Legislativo Municipal em favor das políticas públicas que beneficiam todos os públicos.
Além dos vereadores, participaram da Sessão Especial, Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; a Secretária Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, Brígida Emanuelle; a Secretária de Cultura, Germana Wanderley. O Chefe de Gabinete, Pedro Leitão; a Diretora da FUNES – Fundação Ernani Sátyro, Milena Brito; a vice-presidente da AISP – Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, Dilany Silva; o vice-prefeito Jacob Souto (representando o prefeito Nabor Wanderley); Danuzia Ramos, gerente da CIRETRAN; Alessandra Pereira, Diretora do Presídio Feminino de Patos; advogada Gislene Maciel, representando a OAB-Patos; a delegada titular da DEAM, Silvia Alencar, a psicóloga Gabrielle Alves (palestrante), além de representações de associações, conselhos e empresários.
Durante a palestra, proferida pela psicóloga Gabrielle Alves, ela discorreu sobre a importância de levar as campanhas de conscientização de combate à violência contra a mulher para dentro das casas, onde muitas mulheres sofrem violência psicológica e não se identificam como vítimas. “Importante ressaltar que a violência psicológica é a porta de entrada para todas as outras formas de violência, inclusive a física. E muitas vezes a mulher não tem dimensão que já está sofrendo algum tipo de violência, como: patrimonial, moral, sexual, enfim. Então todas as vezes que ela consegue ter consciência dessa violência, ela pode tomar a iniciativa de dizer não.”, destacou a psicóloga clínica, acrescentando que esse tipo de violência está inserida nos lares de todas as classes sociais, sobretudo a classe média alta.
Após a palestra, foi a vez da jornalista e vice-presidente da AISP fazer a apresentação da Cartilha da Mulher. “A criação desta cartilha é um testemunho do poder, da colaboração e da vontade de fazer a diferença, não somente no seio feminino, mas em todos os outros espaços. Ela é o resultado dos esforços coletivos e de vozes que se recusaram a ser silenciadas e também de corações que se uniram em defesa de um futuro mais justo para todos nós.”, destacou em sua apresentação, convidando em seguida a Secretária Lídia Moura, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, para se pronunciar. A pasta patrocinou a confecção das cartilhas.
Após cumprimentar os presentes, Lídia fez um rápido balanço das atividades de sua pasta e elogiou o esforço da secretária Brígida Emanulle, pela maestria em reunir vários parceiros na confecção desse documento. “Ela se destaca pelo trabalho incansável em defesa das políticas em favor das mulheres.”, pontuou Moura, revelando que Brígida tem procurado diariamente a Secretária de Estado da Mulher, em busca de novas possibilidades para o município de Patos. “Em uma dessas idas, ela nos apresentou a ideia da cartilha, mas que não tinha recursos para confeccioná-la: de pronto eu disse que a secretaria patrocinaria.”, revelou a secretária de estado. Ainda durante seu pronunciamento, ela reafirmou a disposição de instalação da Patrulha Maria da Penha na cidade de Patos. “É uma determinação do governador João Azevedo e em breve esse serviço será sim implantado em Patos.”, estipula.
Ao final dos trabalhos, a secretária Brígida Emanuelle agradeceu o apoio da Câmara Municipal. “Agradeço pela acolhida, principalmente a presidente Tide Eduardo que nos ajudou a catalogar todas as leis municipais em favor da mulher, aprovadas pelos vereadores.”, pontuou.
A Delegada Titula da DEAM/Patos, considera que a Cartilha da Mulher foi estimular àquelas que são violentadas, a procurar seus direitos. “A cartilha orienta a mulher quanto aos direitos e eu acredito que isso fará toda diferença.”, assinala a delegada.
A cartilha chama a atenção, também, pelas ilustrações do artista Alex Souto. O trabalho dele foi patrocinado pela FUNES. “Quando a gente foi convidada para participar da elaboração dessa cartilha, meu primeiro pensamento foi transformá-la em uma obra de arte e isso foi possível graças ao trabalho do renomado Alex Souto.”, comemorou a da entidade cultural, Millena Brito. As ilustrações foram todas desenhadas à mão pelo artista patoense.
Agosto Lilás
A campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que faz aniversário exatamente no mesmo mês. Basicamente, a campanha foi criada em 2016 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. A propósito, na época comemorou-se 10 anos da Lei Maria da Penha.
Ainda mais, o Agosto Lilás defende a importância da conscientização da sociedade através da informação, além de ações sociais de combate à violência contra a mulher.
CM
« Voltar