Por Ascom-Câmara Terça-Feira, 30 de Maio de 2023
A Câmara Municipal de Patos-PB aprovou nesta quinta-feira (25.05) em segunda e última votação, o PL 020/2023, de autoria do Poder Executivo, que pede autorização para desafetar, fundir, permutar e doar áreas públicas destinadas ao Estado para construção do Hospital de Traumas do Sertão. “Mais uma importante matéria analisada e discutida nesta casa e que teve o apoio unanime dos membros deste parlamento, numa demonstração de empenho e compromisso com os temas de grande relevância para a nossa sociedade. ”, ponderou a presidente da mesa diretora, Tide Eduardo (União).
O líder do prefeito na casa, vereador Sales Jr. (Republicanos) comemorou a aprovação unanime do projeto dizendo que a câmara foi responsável por um passo importante para a concretização de um pleito que beneficiará não somente a cidade de Patos, como as demais cidades de todo o Sertão. “Após a sanção e publicação no Diário Oficial, o governo do estado deve abrir processo de licitação e marcar o dia para assinatura da Ordem de Serviço. ”, prevê o parlamentar, revelando, ainda, que durante conversa com o prefeito Nabor Wanderley, este lhe afirmara que até novembro o governador João Azevedo virá à cidade para anunciar oficialmente o início das obras. “Os recursos já estão garantidos.”, afirmou.
Discussão
Durante os debates em torno da matéria, o verdor Jamerson Ferreira (Podemos) reconheceu a importância do projeto. “Quando deu entrada o pedido de urgência urgentíssima desse projeto, de pronto concordei por se tratar de uma matéria importantíssima para a nossa cidade. ”, relatou o edil.
O vereador Josmá Oliveira (PL) fez questão de lembrar que sempre se posiciona contrário aos pedidos de urgência urgentíssima, mas, ressaltou, que no caso da matéria em tela, entendia que havia real necessidade. “Sou contra aos pedidos de urgência, justamente pra evitar questionamentos judiciais futuros, mas, nesse caso foi diferente, por se tratar de uma matéria de grande alcance social. ”, justificou o parlamentar, acrescentado que outras matérias de mesmo teor sempre contarão com seu apoio irrestrito. “Não faço oposição irresponsável”, asseverou.
A vereadora Nadir Rodrigues (Republicanos), acadêmica de medicina, ressaltou a importância do equipamento de saúde para a Região Metropolitana de Patos, pela assistência qualidade que será oferecida no setor de ortopedia. “Sabemos que o Hospital Janduy Carneiro tem como maior demanda o atendimento de pessoas vítimas de acidentes de trânsito e o Hospital de Trauma vem suprir essa carência. ”, destacou a parlamentar, parabenizando o prefeito Nabor Wanderley e o governador João Azevedo pela iniciativa.
Marco César (Podemos), também realçou a importância do hospital para o atendimento célere de pessoas vítimas de acidentes. “Hoje muitas pessoas precisam ser transferidas para Campina Grande e João Pessoa e agora seremos referência no Sertão. ”, comentou.
“Um anseio da população sertaneja. ”, resumiu o vereador Ramon de Chica Pnatera, lembrando que o Hospital Jandhuy Carneiro, construído no ano de 1960, já não comporta mais o atendimento de pessoas vítimas de acidentes. “São 89 municípios do interior que enviam seus acidentes para cá e já não há como atender a todos. ”, observou o vereador que é enfermeiro.
Já o vereador Zé Gonçalves (PT) defendeu celeridade na construção do hospital. “Que não aconteça o que acontece com as obras do Teatro Municipal, Vila Olímpica e tantas outras obras de competência das três esferas de governo que se arrastam há anos. ”, apontou.
Por fim, o vereador Ítalo Gomes (Republicanos) comentou a importância da construção do Hospital, lembrando da importância do papel importante do Poder Legislativo. “Quem dá o primeiro passo para a construção dessa obra é a câmara. ”, ressaltou o edil, reconhecendo, ainda, o esforço do Chefe do Poder Executivo pelo envio da matéria.
CM
« Voltar