Informativos Notícias

CMP denomina de Euclides Pinheiro Guedes o Centro de Comercialização de Animais

Por Ascom-Câmara   Domingo, 6 de Agosto de 2023

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Nº 124/2023 que denomina de Euclides Pinheiro Guedes o Centro de Comercialização de Animais e Produtos Agropecuários de Patos-PB que está sendo construído nas proximidades do Matadouro Público, localizado na Região Nordeste do município. Votada nesta quinta (03.08) em 2º e última votação, a matéria, de autoria da vereadora Tide Eduardo (Republicanos), foi aprovada por unanimidade. “Fui procurada por pessoas próximas de Seu Euclides e, após um levantamento de sua trajetória como agropecuarista e produtor rural, constatei que a homenagem seria justa. Dai a iniciativa de apresentar esse projeto.”, relatou a parlamentar.

Obras

A ordem de Serviço das obras do Centro de Comercialização de Animais e Produtos Agropecuários de Patos-PB foi assinada no último dia 17 de julho pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), durante solenidade que contou com as presenças do Secretário de Agricultura do município, Ferré Maxixe; do administrador da Feira de Gado, Zezão da Boiadeia; presidentes de associações rurais; da presidente da Câmara, Tide Eduardo e de outros vereadores. A obra está orçada em R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais) e serão custeadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, com contrapartida do município.

Euclides Pinheiro Guedes

Natural da cidade de Pocinhos-PB, na Região do Cariri paraibano, Euclides Pinheiro Guedes nasceu no dia 08 de junho de 1908. Filho de fazendeiro, desde a infância conviveu com agropecuaristas e com as dificuldades enfrentadas pela atividade, em especial a escassez de chuvas comuns no Nordeste.

No Início da década de 1940 saiu do Cariri e veio para o Sertão para trabalhar como gerente de minas, na exploração de scheelita na Região do Seridó, se afastando da agropecuária. Em 1944 casou-se com a senhora Maria José de Medeiros, filha de Ezequiel Benigno de Medeiros, grande proprietário de terras localizadas entres o municípios de Patos e São Mamede, portanto, herdeira dessas terras, dentre elas a fazenda Ligeiro, que Euclides passou a administrar e, mais tarde, adquiriu outras áreas no seu entorno, entre elas, a fazenda Serrota.

Euclides Pinheiro Guedes faleceu no dia 11 de abril de 1995 aos 77 anos. Desses, 50 anos dedicados a agricultura e pecuária, destacando-se, ainda, como um dos grande produtores de algodão do Sertão paraibano, até a chegada da praga do bicudo, na década de 1980.

CM

« Voltar