Por Comunicação Câmara Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025
A vereadora Lúcia de Chica Motta (Republicanos), através de sua assessoria de comunicação, fez uma rápida avaliação desses primeiros seis meses de atividades na Câmara Municipal de Patos, que compreende o primeiro período legislativo de 2025. A vereadora, que está em seu primeiro mandato, vem consolidando sua atuação com ações firmes nas áreas da saúde, inclusão social e atenção às comunidades rurais. Suas prioridades tem sido pautada por demandas reais da população com foco no cuidado com as pessoas e o fortalecimento de políticas públicas voltadas aos que mais precisam.
Entre as iniciativas de destaque, está o apoio constante a pessoas com fibromialgia, deficiência e autismo. Logo no início do ano, Lúcia articulou reunião na 6ª Gerência de Saúde com a Associação de Pessoas com Fibromialgia e Lúpus, buscando garantir a efetivação da lei estadual que assegura identificação e atendimento prioritário. A parlamentar também defendeu, na abertura do ano legislativo, a valorização do esporte paralímpico e apresentou o Projeto de Lei 47/2025, que propõe uma política municipal de direitos para pessoas com deficiência.
Lúcia também propôs e reforçou requerimentos voltados para:
• Atendimento pré-natal eficiente para gestantes da zona rural;
• Instalação de pontos de internet nas comunidades rurais;
• Criação de polos da FUNAD e instalação de escritório da CODEVASF em Patos;
• Concessão de adicional de periculosidade aos conselheiros tutelares;
• Informatização do Centro de Especialidades Frei Damião.
Outro ponto relevante da sua agenda foi a atuação em defesa da primeira infância. No mês de março, ela participou do curso promovido pelo TCE-PB sobre orçamento público voltado à infância, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do Programa PAI, que já é referência em Patos desde 2021.
Durante o mês de abril, mês de conscientização do autismo, a vereadora apresentou voto de aplauso à ASPAA e reforçou seu apoio à rede municipal de saúde mental. Já em maio, retomou com força a cobrança pela implantação do Centro de Atendimento ao Autista em Patos — a chamada “Casa do Autista”. A demanda, iniciada em 2022 por meio da deputada estadual Francisca Motta, segue sem execução por parte do Governo do Estado. Lúcia esteve em João Pessoa junto com a deputada e vereadores de Patos, cobrando pessoalmente ao secretário Ari Reis mais celeridade para tornar o projeto realidade.
A atuação de Lúcia de Chica Motta tem sido marcada pela escuta, articulação com outras lideranças e ações práticas em favor de quem mais precisa. O primeiro semestre mostrou uma parlamentar comprometida com o fortalecimento da saúde pública, com a inclusão social, com a dignidade nas comunidades rurais e com políticas voltadas à infância e à mulher.
É esse compromisso que ela reafirma para os próximos meses: seguir lutando pelas causas certas, com seriedade, fé e amor por Patos.
Por: Assessoria de Comunicação da Vereadora