Por Ascom-Câmara Segunda-Feira, 17 de Abril de 2023
Os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede SESI Paraíba de Educação, Escola Dionísio Marques de Oliveira, em Patos, Gabriele da Nóbrega Maia, de 13 anos; Rebecca dos Santos Oliveira, de 14 anos; Miguel Leite Almeida, de 15 anos; a Diretora pedagógica Alexandra Sousa e a professora orientadora Janaina Larice de Brito, idealizadora do projeto de cunho sustentável: PROTÓTIPO DE CANUDO BIODEGRÁVEL A BASE DE CASA DE BANANA desenvolvido no Laboratório de Iniciação Científica da instituição de ensino, foram agraciados pela Câmara Municipal de Patos-PB com um Voto de Aplauso, aprovado por unanimidade, durante Sessão Ordinária desta terça-feira, 04 de abril. “Nos últimos anos a discussão em torno da substituição do plástico produzido com o polietileno é quase um consenso entre a população mundial. E, esses estudantes, sob a orientação desses professores altamente capacitados, nos oferecem essa excelente alternativa de preservação ambiental que ganhou grande aceitação e repercussão nacional. ”, observou o vereador Marco Cesar (PSC), autor da propositura, justificando o requerimento Nº 424/2023 que assegura a homenagem.
Canudo Biodegradável
O projeto desenvolvido no LIC - Laboratório de Iniciação Científica da Escola, conquistou o 1º Lugar na Mostra de Iniciação Científica do SESI realizada na cidade de Patos em 2022 e foi finalista nacional da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2023 - na USP – Universidade de São Paulo, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de março, do ano em curso. “O LIC faz parte da programação de educação da escola SESI Paraíba. A nossa diretora pedagógica, Alexandra Sousa foi quem trouxe a ideia de incluir na educação STEAM do SESI a iniciação científica como projeto do LIC. Foi ela quem implantou o LIC nas escolas SESI da Rede Paraíba. ”, informou a professora orientadora Janaina Larice de Brito, licenciada em Ciências Biológicas pela UFCG, com especialização em Educação Ambiental pela UNIFIP e Mestra em Ciências Florestais pela UFCG. Segundo a professora, o projeto CASCA CANUDO tem a participação de alunos da 1ª turma do LIC do Ensino Fundamental na Paraíba. “E a proposta é resolver problemas. A gente observa situações, identificamos problemáticas e, através do método científico, a gente cria soluções em formas de produtos ou serviços e entregamos à sociedade. ”, completa.
Importância cientifica
A orientadora ressalta a importância do estímulo à pesquisa ainda no Ensino Fundamental, proporcionando ao aluno da educação básica conhecimentos das metodologias científicas. “Antes da pesquisa em laboratório, os alunos passam por um curso de letramento científico onde assuntos abordados a planos de pesquisas, conhecimentos de tipos e formas de pesquisar e toda uma teoria voltada para a pesquisa cientifica é abordada durante esse curso teórico e, somente depois, eles botam a mão na massa, criando seus planos de pesquisas com bases nas suas ideias e executando no laboratório. ”, explica a professora.
Janaina Larice de Brito Lucas, ressaltou, ainda, a importância do reconhecimento da câmara de Patos através do Voto de Aplauso. “Receber esse prêmio é de suma importância e nos ajuda na promoção da divulgação de nosso trabalho. Além de nos sentirmos lisonjeados pela homenagem, que reconhece todo esforço que depositamos em nossa pesquisa, importante frisar que a gente eleva e expande ainda mais as dimensões do nosso projeto para que outas pessoas tenham noção do que a gente conseguiu descobrir. ”, pontua a orientadora.
Repercussão Nacional
O projeto protótipo de canudo biodegrável a base de casa de banana dos alunos do SESI de Patos, foi pauta de uma matéria jornalística sobre soluções para desafios do meio ambiente e exibida no Jornal Nacional da Rede Globo na última quinta-feira, dia 23 de março.
CM
« Voltar