Informativos Notícias

Vereadores avaliam primeiro 1º de atividades na câmara; presidente destaca produtividade

Por Comunicação Câmara   Terça-Feira, 8 de Julho de 2025

Os vereadores encerraram suas atividades referentes ao 1º Período Legislativo de 2025, na última terça feira, dia 17 de junho, limpando a pauta de votação com 100% das matérias apresentadas pelo Executivo e Legislativo ao longo desse período. Os 17 parlamentares são unanimes em afirmar que a produtividade nos primeiros seis meses de atividades foram por demais positivas.

Durante entrevista concedida a imprensa, a presidente da casa, vereadora Tide Eduardo (Republicanos) apresentou um balanço parcial dessa produção parlamentar, destacando as audiências públicas. “Além da aprovação de vários requerimentos e projetos importantes que aconteceram durantes as sessões ordinárias, nós tivemos esse ano um grande número de audiências públicas importantes, além de sessões especiais, sessões solenes, um curso de formação de agente do controle social promovido pelo Ministério Público da Paraíba em parceria com outros órgãos de controle e o encerramento que fazemos todos os anos com o café junino oferecido aos nossos servidores, servidoras e colaboradores”, resumiu.

No geral, ao longo do ano a câmara realizou seis audiências públicas, uma sessão solene para entrega de comendas, uma sessão especial celebrativa dos 20 anos do curso de direito da Unifip, uma sessão especial alusiva ao dia internacional da mulher e uma sessão especial celebrativa do dia das mães. Também nesse primeiro período foram realizadas duas sessões extraordinárias.

Vetos

Ainda durante a entrevista de avaliação dos trabalhos da câmara, a presidente Tide Eduardo, revelou sua preocupação com a insatisfação de alguns parlamentares com relação aos constantes vetos do Executivo à matérias do Legislativo e revelou que promoverá um encontro com os advogados que integram as procuradorias dos dois Poderes para discutir essa questão. A gestora da casa Juvenal Lúcio de Sousa reconheceu que durante o primeiro semestre de 2025, muitos projetos importantes foram vetados sob justificativas consideradas frágeis ou até mesmo questionáveis. “Eu vejo com preocupação essa quantidade de vetos que chegam à Câmara”, revelou. Segundo ela, os vetos têm causado frustração entre os vereadores, especialmente quando as justificativas não são claras ou carecem de consistência legal.

O encontro proposto também conta com o apoio do líder do prefeito na Câmara, vereador Maikon Minervino (PP), e deve ocorrer antes do retorno das atividades legislativas, marcado para o dia 20 de julho. A expectativa é que o diálogo entre as procuradorias ajude a esclarecer dúvidas jurídicas e reduza a possibilidade de tensão entre os poderes, promovendo um ambiente de maior entendimento institucional.

« Voltar